A nossa escola
A
pedagogia WALDORF foi fundada exatamente para auxiliar os seres humanos na
época da consciência, visa estimular a ética individual fazendo com que o ser
humano saia da escola aos dezoito anos querendo verdadeiramente no seu íntimo,
ser uma pessoa ética e moral. Esse é o cerne da pedagogia.
Nossa
proposta respeita o aluno, oferecendo-lhe conteúdos necessários para seu
desenvolvimento de acordo com a etapa em que está.
A
meta é que as crianças amadureçam naturalmente, através do desenvolvimento de
capacidades básicas, e que isso favoreça a formação de indivíduos decididos,
cheios de imaginação e criatividade, com senso de responsabilidade social,
percepção aguçada e pensamento claro, além da capacidade de avaliar as
situações da vida e o sentimento pleno de estar vivo, presente e atuante.
Jardim
de Infância (O mundo é bom)
Na pré-escola são desenvolvidas atividades em um espaço
amplo, onde
as crianças, em meio a árvores, flores e uma hortinha para cada grupo,
podem conviver com a natureza. O ambiente das salas de aula propicia
o desenvolvimento da fantasia e o trabalho do professor visa estimular a
criatividade da criança e a prontidão para a aprendizagem.
as crianças, em meio a árvores, flores e uma hortinha para cada grupo,
podem conviver com a natureza. O ambiente das salas de aula propicia
o desenvolvimento da fantasia e o trabalho do professor visa estimular a
criatividade da criança e a prontidão para a aprendizagem.
Ensino Fundamental (O
mundo é belo)
Nossa pedagogia pretende educar o ser humano através da
arte. Todas as
atividades tem o elemento artístico como base e através desse elemento
procura-se desenvolver o conhecimento que vai atuar no pensar do aluno de
forma geral, estimulando seu amor ao próximo e respeito pela natureza.
atividades tem o elemento artístico como base e através desse elemento
procura-se desenvolver o conhecimento que vai atuar no pensar do aluno de
forma geral, estimulando seu amor ao próximo e respeito pela natureza.
O conteúdo de cada ano é adequado a idade dos alunos.
O currículo proporciona ao aluno uma visão ampla das
matérias, além de
possibilitar a aquisição de conhecimentos gerais e preparar o jovem para o
exercício da cidadania.
possibilitar a aquisição de conhecimentos gerais e preparar o jovem para o
exercício da cidadania.
Apresentações regulares de música, euritmia e dramatizações
fazem parte
do currículo. Estas atividades culminam com a encenação pela classe do 8º
ano de uma peça de teatro a toda comunidade escolar.
do currículo. Estas atividades culminam com a encenação pela classe do 8º
ano de uma peça de teatro a toda comunidade escolar.
Viagens de estudo completam o conteúdo teórico das diversas
matérias.
Ensino
médio (O mundo é verdadeiro)
Nossa
proposta pedagógica visa proporcionar ao jovem uma formação
integral, desenvolvendo nele um pensar objetivo, uma concepção
verdadeira do mundo, que o prepare para vida.
integral, desenvolvendo nele um pensar objetivo, uma concepção
verdadeira do mundo, que o prepare para vida.
Além
das matérias do currículo oficial, dá- se grande ênfase as atividades
artísticas, bem como às que integram o aluno no mundo moderno
– informática e tecnologia. Esses trabalhos já apontam para uma
especialização que pode abrir caminhos para uma futura atividade
profissional.
artísticas, bem como às que integram o aluno no mundo moderno
– informática e tecnologia. Esses trabalhos já apontam para uma
especialização que pode abrir caminhos para uma futura atividade
profissional.
Em
todos os anos também são realizadas viagens de aprofundamento de
estudo e no 12º ano os alunos apresentam seu “trabalho anual”.
estudo e no 12º ano os alunos apresentam seu “trabalho anual”.
Aulas
de trabalho manual na escola
Trabalhamos
manuais e ofícios são ensinados em todas as séries desde o início 1ª escola
Waldorf . Meninos e meninas trabalhando juntos. Muitos sentidos podem ser
utilizados quando se fazem trabalhos manuais – visão, tato, movimento,
equilíbrio e muitos outros. Assim o trabalho manual leva as acordar, enxergar
coisas e notar detalhes. Pretende-se que as crianças aprendam habilidades
práticas, que aprendam como usar ferramentas, respeitar e cuidar das
ferramentas e outros materiais envolvidos e também para formar ideias sobre o
que eles querem fazer, criando seus próprios desenhos e então realmente
consigam realizar um projeto belo e bem feito. É uma experiência muito
satisfatória fazer algo e ver seus resultados práticos. Isto é realmente a
construção da confiança.
Por
isso é importante cuidar para que todos os projetos que as crianças fazem,
sejam coisas que elas possam aprende a fazer por elas mesmas, que não haja
processos obscuros elaborados pelo professor, sem sua clara compreensão e que
todo o trabalho seja executado e finalizado dentro do tempo determinado.
Materiais naturais são fornecidos nas salas de aula de trabalhos manuais e
criam a oportunidade de envolver as crianças num mundo de ecologia e da
interação social. As crianças experienciam algodão, lã e muitas outras fibras
através de seu uso. Elas aprendem a respeito de suas origens e sobre maneiras
de tingimento natural e como a humanidade contribuiu para o seu uso. Respeito e
reverência são cultivados por tudo o que recebemos e percebendo de como a
humanidade e a natureza trabalham em conjunto.