Pedagogia Curativa

Temos um número bastante elevado de crianças cujo desenvolvimento não se completou e que precisamos educar, ou melhor, curar na medida em que isso for possível. É bastante óbvio que quem quiser educar crianças especiais deve possuir um conhecimento realmente profundo da educação de crianças sadias.
Em algum canto da vida anímica de cada ser humano, existe algo que pode ser tomado como anormal. Pode ser nada mais que uma ligeira tendência a voos de pensamento ou então uma incapacidade de colocar as palavras nos intervalos corretos ao falar, de tal forma que, ou as palavras tropeçam umas sobre as outras. ou entre elas, o interlocutor poderia sair para um passeio.
Para aquele que decide se ocupar pedagógica ou terapeuticamente, com as irregularidades sérias, essas menores serão válidas como sintomas. É necessário nos abstermos de conclusões precoces e aprender a olhar as coisas puramente como elas são. O que acontece de fato, no ser humano?
          A ideia básica do currículo especial Waldorf é que a criança excepcional precisa aprender as mesmas coisas de que uma criança normal, pois o apoio e a confiança que o aprendizado traz torna-se essencial para seu desenvolvimento e passagem para a vida adulta. Além do material pedagógico, o programa de ensino inclui uma orientação com bases terapêuticas para os alunos, sempre levando em consideração as necessidades individuais da criança.


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