Festas Cristãs

NATAL



Natal é o novo, pedindo a reorganização do velho. A festa do nascimento do menino Jesus é o renascimento constante da força de Cristo em nós. Simboliza o amor ao próximo.

A história do pinheirinho de Natal

Conta-se que, quando os pastores foram adorar o Divino Infante, decidiram levar-lhe frutos e flores produzidos pelas árvores de modo prodigioso. Depois dessa colheita, houve uma conversa entre as plantas, num bosque.
Regozijavam-se elas de ter podido oferecer algo a seu criador recém-nascido: uma, suas tâmaras; outra, suas nozes; uma terceira, suas amêndoas; outras ainda, como a cerejeira e a laranjeira, que haviam oferecido tanto flores quanto frutos.
Do pinheiro, porém, ninguém colheu nada. Pontudas folhas, ásperas pinhas, não eram dons apresentáveis. O pinheiro reconheceu sua nulidade. E não se sentindo à altura da conversa, rezou em silêncio: “Meu Deus recém-nascido, o que vos oferecer? Minha pobre e nula existência. Esta, alegremente vo-la dedico, com grande agradecimento por me terdes criado na vossa sabedoria e bondade.”
Deus se compadeceu com a humildade do pinheiro. E, em recompensa, fez descer do céu e se afixarem nele uma multidão de estrelinhas. Eram de todos os matizes que existem no firmamento: douradas, prateadas, vermelhas, azuis... Quando o outro grupo de pastores passou, levou não apenas os frutos das demais árvores, mas o pinheiro inteirinho, a árvore de tal forma maravilhosa, da qual nunca se ouvira falar. E lá foi o pinheiro ornar a gruta de Belém, sendo colocado bem junto do Menino Jesus, de Nossa Senhora e de São José.









A religião é o alimento da alma. Na oração praticamos a devoção e a gratidão, que são elementos essenciais para a vida anímica.







Pentecostes 

 Fragmentos atribuídos a Rudolf Steiner



"O humano em toda a sua abrangência não chega de fato a se manifestar através de qualquer ser humano isolado, nem dos membros de um povo sozinho. Manifesta-se apenas através da humanidade inteira."

"E se quiser, o homem, reconhecer o que tu és quando completo, percorre então as particularidades dos distintos povos da Terra. Recolhe tudo aquilo que por ti não podes ter, só então te tornarás o homem completo, o qual já tens em ti. Faz-te atento apenas ao que há em teu interior, o que no outro se revela, tu não tens: no outro precisa buscá-lo. Digo tens, porém, necessitas sentir e sabe quando encontra no outro o que nele é grande, o que lhe é particular e isso atua sobre ti profundamente, pois é uma necessidade, que não possa ser sem aquilo que do outro recebe. Pois é o que responde a teu desejo anímico- espiritual interior."

"O amor é para o mundo, o que o sol é para a vida exterior. Nenhuma alma poderia mais crescer, se o amor fosse eliminado do mundo: O amor é o sol moral do mundo. Não seria absurdo para uma pessoa que tem prazer e interesse no crescimento das flores do prado, desejar que o sol desaparecesse do mundo? Transposto para o âmbito moral, isso quer dizer: - Deve-se ter interesse de que um desenvolvimento sadio se imponha nas realizações da humanidade. É uma atitude sábia semear tanto amor quanto possível na terra. Não há nada mais sábio do que promover o tanto quanto possível amor na terra."



" Como ele, movido somente pelo amor

Se nos entregou totalmente.

E se deitou no seio da terra.

Como pedra fundamental de uma cidade de Deus’’




".. um muro impeça que meus erros se difundam ao redor de mim, todo o mal seja eliminado de minhas palavras e boa vontade se derrame nelas."