As festas do ano



         Nossa proposta pedagógica respeita o aluno, oferecendo-lhe conteúdos necessários para seu desenvolvimento de acordo com a etapa em que está. Nossa meta é que as crianças amadureçam naturalmente, através do desenvolvimento de capacidades básicas, e que isso favoreça a formação de indivíduos decididos, cheios de imaginação e criatividade, com senso de responsabilidade social, percepção aguçada e pensamento claro, além da capacidade de avaliar as situações da vida e o sentimento pleno de estarmos vivos, presentes e atuantes no mundo. Na Pedagogia Waldorf, as crianças se deixam levar pelos ritmos do Universo em que vivem: dos ritmos biológicos de respiração, pulsação, circulação sanguínea e sono/ vigília às estações do ano.


As Festas Do Ano

         Na Pedagogia Waldorf, o ritmo do ano também é marcado nas comemorações festivas. Tanto a preparação da festa como a própria participação nela encantam as crianças. A vivência desse processo por inteiro ajuda-as a identificar o pertencimento a uma pequena comunidade social, o que será fundamental para sua vida futura.

         Elas sentem-se muito felizes em decorar a escola, preparar pratos especiais, aprender canções e versos escolhidos para a época. Os contos e as histórias ajudam na vivência do que está por trás da Festa, seu conteúdo simbólico. Os educadores preparam certas atividades que permitem o trabalho com as qualidades arquetípicas da época ou estação: valentia e coragem em Micael, força regeneradora para os dias de Primavera, sentido de reverência e expectativa que acompanha o Advento (em dezembro), a possibilidade de transformação que envolve o Outono e a Páscoa.

          A mesa de época orienta o aluno quanto às transformações que ocorrem na natureza: o Outono traz as folhas secas que encontramos caídas no pátio da escola; o Inverno é austero e frio; a Primavera traz cores e perfumes; e o Verão, muita luz e calor.

              Os educadores devem trabalhar em conjunto com as famílias, pois têm como meta básica fazer com que os pais acompanhem de perto o desenvolvimento de seus filhos. Nesse processo, escola e família trabalham conscientemente para a formação harmoniosa das crianças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário